Didática e Planejamento
Devo confessar que estava com medo de criar o meu blog. Não que não aceite as novas tecnologias, pois elas são necessárias para nosso crescimento intelectual, quando utilizadas de forma construtiva, mas sim pelo meu receio de expor meus pensamentos tão abertamente.
Sempre visitei os blogs das outras pessoas, achava muito interessante, mas nunca pensei em fazer um, ai vem o curso de didática e muda isso tudo.
Como tudo nessa vida tem a primeira vez, fiz, porém, não tive coragem de postar nada, por medo, ou não saber o que colocar. Aqui estou eu, fazendo minha primeira postagem. Espero fazer muitas ao longo desse curso. Foi na aula de terça-feira, (29-03-2011), que no meu ponto de vista comecei a compreender melhor o verdadeiro papel da Didática. Assim, podemos dizer que além de ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das regras que fazem parte do processo ensino-aprendizagem, a didática busca com esses métodos passar os conteúdos adquiridos aos seus alunos, construir uma sociedade critica, avaliar seus alunos e a sua própria condição de ensino em relação à aprendizagem, os conteúdos didáticos, relacionando-os com o mundo real, buscando um ponte entre a sala e o mundo externo.
Para Libâneo (2002, p. 34) “Os professores são os agentes diretos da transformação dos processos pedagógico-didáticos, curriculares e organizacionais”. O autor acentua, ainda, que “há uma exigência visível de mudança na identidade profissional e nas formas de trabalho dos professores. O tipo de trabalho convencional do professor está mudando em decorrência das transformações no mundo do trabalho, na tecnologia, nos meios de comunicação e informação, nos paradigmas do conhecimento, nas formas de exercício da cidadania, nos objetivos de formação geral que hoje incluem com mais força a sensibilidade, a criatividade, a solidariedade social, a qualidade de vida, o reconhecimento da diversidade cultural e das diferenças, a preservação do meio ambiente. Isso afeta os saberes pedagógicos e didáticos, os modos de formação, os métodos de ensino, as técnicas” (LIBÂNEO, 2002, p.34). E com texto de Celso Vasconcellos, Planejamento, a aula foi realmente brilhante pois podemos discurtí-lo, e obeservei que cada um com suas experiencias de vida e leituras ou até mesmo em sala de aula, contribui de forma importante para a compreensão do papel do plenejamento na educação e que planejamento e avaliação andam de mãos dadas.
Apesar de todos os problemas que podemos encontrar, planejar seria ainda a melhor forma que o professor tem para organizar seus pensamentos. Claro que devemos levar em consideração as citações feitas pelo autor. O professor deve ter consciência de que o planejamento é um processo de reflexão, que pode ser mudado quando este observar que o mesmo não faz parte da realidade da sua sala de aula.São essas concepções que o educador contemporâneo deve estar atento, para não ocorrerem erros que prejudiquem a sua posição em relação aos alunos.
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